quarta-feira, 23 de abril de 2014

Um pouco de atividade física...



A disposição voltou, eeeeeeee!!! E o Luca já está mexendo na barriga, divino!!!

Nunca fui atleta, mas também nunca fui sedentária...agora que a gravidez do Luca já entrou numa fase mais tranquila e estou menos enjoada e menos cansada, retomei as atividades.

Tenho feito hidroginástica duas vezes por semana por 50 minutos. No primeiro dia achei meio estranho, amava minhas aulas de Body Pump e Body Jump (ainda amo), super agitadas e cheias de carga...e também gostava demais de correr na rua (cheguei aos 14 km e espero chegar de novo!!!). Agora me vejo desacelerando e fazendo aulas mais tranquilas, com impacto menor.

Diante de tantas mudanças no jeito das aulas, tive medo de desanimar. Passado o primeiro impacto agora tenho curtido e fico mais relaxada, mais bem disposta. Na hidro tive a oportunidade de trocar “experiências” com outra gestante, e ver o barrigão dela crescendo também.

A hidro é um exercício muito bom, a intensidade moderada e a flutuação na água ajudam a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo, somado a isso previne inchaços e melhora o condicionamento cárdio-respiratório.

Também tenho caminhado ao ar livre (quando a minha mãe me obriga!!!! Ha ha ha)...sempre controlando a frequência cardíaca!!!! Conforme orientação do médico. 


                                                               Blusa, top e calça LIVE; tênis Asics.
 
Para o lado emocional os benefícios são incríveis, fico mais relaxada, menos ansiosa, e ajuda demais a melhorar a auto-estima.

E o Pilates também tem sido muito bom, melhora a flexibilidade, força, consciência corporal, relaxamento e respiração (estou aprendendo a respirar!!!!)  e fortalece o abdome e o músculo do períneo, o que ajuda na hora do parto.

Bom, assim como qualquer esporte, a prática da hidroginástica, caminhadas, pilates e demais exercícios físicos requer liberação médica e alguns cuidados, na hidro devemos ter cautela com a temperatura da água (que deve ficar abaixo dos 30 graus) para evitar elevação excessiva da temperatura do corpo e tem que ter atenção com os movimentos para não provocar dores nas costas ou lesões mais graves.

É isso!!! Tenho tentado me movimentar, todo mundo devia tentar também!!!

Beijo grande,
Ju

PS: andei sumida porque as coisas estão bem corridas, hoje entro de férias e tinha muita coisa para organizar do trabalho e das listas de enxoval do Luca...mas estou de volta!!!!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Mudanças...



Hoje está um dia esquisito, nublado...vou aproveitar que ainda estou em recuperação da crise alérgica/ gripe e escrever um pouco sobre meus assombros no começo da gravidez. Não quero ficar escrevendo sobre momentos desanimados, então vou colocar “tudo para fora” de uma vez.

Desde o dia em que descobri que estava grávida muita coisa mudou na minha cabeça. A vida mudou sim, para melhor, com certeza. Ando na rua e acho que o mundo tem que parar para me perceber, porque, afinal, eu estou carregando dentro de mim um sonho, sonho esse que tem feito com que eu queira ser a cada dia uma pessoa melhor pelo mundo que quero criar e educar o meu filho (utópico eu sei, mas deve ser coisa de mãe pensar assim).

Contudo nem tudo são flores, e nem todos os sentimentos que acompanham a gestação são tranquilos.

Nos primeiros dias da gravidez tive cólicas, muito semelhantes às cólicas menstruais, e isso me fez começar a olhar, em todas as idas ao banheiro, se havia algum traço de sangue (as cólicas são normais e pelo que leio nem todo sangramento é sinal de problema com a gravidez, é sempre bom conversar com o médico sobre tudo que acontece).

Depois comecei a acordar de madrugada para ir ao banheiro, e ainda nem era hora de começar a mudança na rotina de sono, mas o psicológico é incrível. Assim, desde que engravidei, tive uma ou duas noites de sono direto, nas outras sempre acordo, pelo menos uma vez, eu, que antes não acordava nem se a “casa estivesse caindo”.

E os pesadelos, ah, os pesadelos. Dos mais diversos. Nenhum deles com o meu pequeno ou com o seu nascimento, graças a Deus. Geralmente com pessoas e lugares, alguns extremamente absurdos. Devem ser reflexo das alterações que acompanham a gravidez.  Acho que o pior medo de todos é o medo de “não ser eterno”. Nunca fiquei pensando nisso, e agora, de vez em quando me pego pensando. Por isso tenho achado importante manter a cabeça “o mais ocupada possível”.

Os três primeiros meses foram mais tensos, mas pelo que conversei com as amigas gestantes e as que já são mães, alguns medos são normais e comuns, depois a gente vai acalmando. Agora completando 04 meses de gestação estou um pouco mais relaxada.

Mas continuo chorona...e o que pode ser pequeno para quem fala, fica gigante para a mamãe que escuta. O que antes era mais tolerável, passa a ser mais dolorido de engolir...em razão disso, tenho procurado ficar mais na minha, evitar desabafos e reações, a gente chora sozinha e vê se o tempo acalma os sentimentos.

Das mudanças físicas a que mais chamou atenção desde o princípio foi a pele. Ganhei muitas espinhas nas costas, muitas mesmo e algumas no rosto e pescoço...dizem que tudo isso passa depois que o pequeno príncipe nascer, assim espero. Mas saber que ele está em pleno desenvolvimento faz tudo valer a pena.

Uma mudança linda é a linha de pelos que se formou na minha barriga, nunca tive muitos (e nem muito cabelo) e essa linha escura tem me encantado.

Hoje acordei passando mal (já não tinha acabado?) e de madrugada acordei com dor de cabeça, que ainda permanece aqui junto com o enjôo. Estou dando graças a Deus de ter feito comida ontem e ter sobrado uma marmita para hoje, sem chance de ir para  a cozinha...ficou para o marido fazer o café hoje cedo enquanto eu estava passando mal.

Nesse último mês estou organizando a lista do enxoval para poder otimizar o tempo na curta viagem que faremos...ainda não comprei nada para o pequeno, ele já ganhou presentes lindos (que eu espalho sobre a cama pelo menos uma vez por semana para ficar babando). Comprei só um body “Eu amo (é um coração vermelho) a minha dinda”, e um conjuntinho foto de camiseta e short jeans. Adoro roupinhas com frases fofas e meninos de jeans. 


O quarto já está comprado, só falta entregar. Das lojas que eu fui, somente uma me deu um folder com os itens de segurança que são necessários para o berço (assunto para um outro dia), as demais nem falaram disso, resultado, pela qualidade dos móveis, preocupação com detalhes e carinho no atendimento, fechamos com eles. Agora só falta comprar a parte de decoração (ô delícia).

O kit higiene eu não resisti e comprei um fofo no site http://www.sapatinhodealgodaobaby.com.br/ , achei um charme. Na foto abaixo não tem o suporte do álcool gel, que inclui ao final da compra. O atendimento pelo site é ótimo, respondem às dúvidas instantaneamente!

Esse assunto de enxoval, itens do quarto, etc...eu vou deixar para outro dia...depois que voltarmos das férias...são tantas coisas.

Por hoje é só, pequenas baboseiras e espero que a disposição volte, porque hoje estou sem coragem para nada.

Beijo grande,
Ju.

PS: hoje é aniversário de uma amiga mais do que querida, a amiga que colocou o maridão na minha vida, e desde então, a vida nunca mais foi a mesma, que Deus continue abençoando essa mulher maravilhosa e tão amada.

domingo, 6 de abril de 2014

Passeando...


Desde quarta-feira passada estou com uma alergia/gripe que me deixou derrubada...e uma correria sem fim para poder entrar de férias daqui a 18 dias...(muitos pepinos para resolver e nenhum para comer!!!!!).

Reitero o conselho de antes, tem sido muito importante o médico dar atenção prontamente, ontem (sábado à noite) mandei mensagem para o meu e ele logo respondeu, e hoje cedo, (domingo) me mandou mensagem para saber se eu já tinha melhorado (tudo pelo WhatsApp).

Esse fim de semana o maridão foi pescar com os amigos e eu fui para a casa da mamãe ganhar um pouco de dengo dela, do papai, do irmão mais novo, da irmã e do cunhado...e também da amiga Vanessa que foi correndo me ver e tagarelar um pouco. Muitas guloseimas de mamis (polenta com carne moída e vaca atolada) e companhia nas comprinhas de roupas para a grávida!!!! Ah, e tive (fui praticamente obrigada) a comprar uns sapatos mais baixos (não resisto).

No sábado de manhã sai para caminhar com os meus "véios" e com a Fe e o cunhado, nem sei qual foi a última vez que saí para caminhar, o corpo coçou inteiro (circulação????) mas ao final valeu a pena! Desde que engravidei engordei 2,6 kgs (embora, como eu já disse, eu devesse ter emagrecido um pouco no começo da gestação).

Durante a semana planejamos para o sábado um passeio em Cunha (terra dos ceramistas) para conhecer o Lavandário (www.lavandario.com.br), e adoramos! A Revista Viagem (março/2014) nomeou como “Roça à Provence”, pelo estilo francês do lugar. 

Revista Viagem e Turismo.

É um passeio bem charmosinho e dá para fazer em uma manhã. Para quem não conhece a cidade de Cunha, vale passar um fim de semana curtindo o clima que é mais fresco e tem cachoeiras e paisagens lindas, uma cidade a ser olhada com muito carinho! E também tem festivais ao longo do ano. Eu adoro o Festival do Pinhão e no Festival de Inverno já pude curtir alguns shows bem bacanas, e de graça! Ainda não fui na abertura dos fornos de cerâmica que dizem ser encantador.
  
Caminhamos pelo campo de lavanda acompanhados do uníssono das abelhas e visitamos a lojinha deles (comprei mel de lavanda, óleo para difusor e vela). 


Depois procurei no www.tripadvisor.com.br uma dica de restaurante para almoçar e achei como 1º lugar de indicação dos visitantes o Villa Favorita Cozinha Artesanal Italiana, (Estrada Cunha Paraty Km 65, 2), adoramos o atendimento e a comida! 

 Fusili com pancetta e funghi porcini

Na volta passamos pelo mercado no centro da cidade para a mamãe comprar pinhão e depois tomamos um café no Tudo da Roça que fica no caminho de volta para casa, delícia!!!

Eu já estou bem barrigudinha e me arrisco a dizer que estou sentindo uns movimentos diferentes na barriga, será que já é o meu pequeno “rodopiando” para mim? Não vejo a hora de senti-lo.

Fechei a noite, já de volta a casa, com o filme Philomena, indicação da amiga Fanny, linda a história! 

Por hoje é só, menos baboseiras porque o nariz está causando uma certa irritação e preguiça...e preciso colocar o trabalho e a casa em ordem, afinal, amanhã é segunda-feira!!!!

Beijo grande,

Ju.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Guarda-roupa de grávida...



No último fim de semana decidi me produzir mais e pedi para o marido tirar umas fotos das roupas que usei. Sou preguiçosa e sempre uso roupas práticas e básicas, daquelas que a gente nem pensa e quando vê já está vestida. Para mim funcionou porque me obriguei a “trocar” de bolsa, me maquiar...e o mais legal foi que postei as fotos no Face e as amigas incentivaram. Gostei do resultado emocional, a auto estima se elevou, ainda mais nessa fase da gestação que ficamos em uma zona cinzenta em que o corpo já está mudado mas a barriga ainda não está tão evidente (e eu já engravidei acima do peso). 

                              1. Calça Eqqus, camisa Tommy Hilfiger, regata Audiovisual, bolsa Michael Kors, sapato Santa Lola.
                              2. Saia MX, blusa Cantão, sandália Arezzo, bolsa Luz da Lua, Rayban RB3386.
                              3. Legging Eqqus, bata AHA, sapato Santa Lolla, bolsa Arezzo.
Não sou nenhuma referência de moda e nem pretendo, sempre escolho peças neutras, sou totalmente adepta da combinação jeans-blusa, embora compre peças diferentes elas sempre ficam penduradas no armário esperando um dia de boa vontade e inspiração (que quase nunca vem).

Só entre nós, quando não está muito quente uso a mesma roupa dois dias seguidos (eca), só para não precisar escolher outra, e quando não saio só com filtro solar, passo rapidinho base, pó, blush, corretivo e rímel (não gosto de batom)...nessa fase em que estou, cheia de espinhas e manchas, tem sido fundamental passar alguma coisa para disfarçar.

Adoro comprar roupas, maquiagem, sapato, acessórios (mulheres são assim né!?), mas nem sempre me animo a usar tudo, não ia ser diferente agora, mas vou me empenhar, pelo menos nos finais de semana.

Amo salto alto (sou baixinha), mas desde que mudei de emprego virei adepta das sapatilhas. Agora com a gravidez tem sido bastante complicado passar a noite no “saltão”, o pé incha, tudo incomoda. E olha que antes eu não me importava se o sapato machucasse, contanto que ele fosse bonito...isso agora faz parte do passado, mas ainda uso uns desconfortáveis da vida.

Uma dica boa para os sapatos desconfortáveis é a Fita Protetora para Pés da Nexcare, não sei se tem de outras marcas no mercado. Eu tinha comprado faz tempo mas ficava guardada em casa, no aniversário da Talita (http://pretaebranca.com/) fui com uma sandália xodó (super alta) e ela me salvou a tarde. Desde então a minha fica na bolsa.
                                      Vestido Lafee, Sandália Arezzo. Na foto as meninas do http://pretaebranca.com/

Uma das principais providências que tomei foi reorganizar o guarda-roupa. Em uma tarde em casa com a mamis tiramos tudo de lá de dentro e separamos o que seria possível usar durante a gravidez. É bom porque não fico olhando as peças que vão deixando de servir, e também para não sair comprando peças desnecessárias. O resultado foi interessante, cinco portas e agora apenas uma tem roupas que me servem, e conforme o tempo for passando e as medidas aumentando vou transferindo para o outro lado as que não vão servem mais para usar no futuro e também na próxima gravidez (que já está nos planos também!!!!).

Ah....essa decisão de arrumar o armário foi tomada principalmente porque a minha irmã linda está toda magra e vem aqui em casa e leva as peças que não estão me servindo (algumas que já não serviam há tempos kkkk)...do jeito que a coisa está ela ia acabar levando meu guarda-roupa inteiro.

 Hoje vou fazer a minha primeira visita `à loja de moda gestante...preciso de uma calça jeans que não aperte a barriga (tive que deixar o botão aberto da calça que usei no fim de semana e as amigas puxaram a minha orelha porque eu estava apertando o Luca...calças aposentadas meninas!!!) e de umas blusas mais compridas para trabalhar...(espero que esse post não seja lido pelo maridão, e se ele ler, é só uma brincadeira amor, não vou adquirir nada que não preciso com o dinheiro que não tenho kkkkk).

Por hoje é só...algumas baboseiras e agora “bora” trabalhar!
Beijo grande.
Ju




terça-feira, 1 de abril de 2014

Sobre como descobri...



Quem tem mais contato comigo sabe o quanto engravidar era o meu sonho de sempre, e o do maridão também. Por isso, mesmo sabendo que o projeto baby era para dezembro/2013, ele me fez começar a tomar o ácido fólico em junho/2013 (quase nada ansioso).

Na ida ao gineco ele me disse para só parar a pílula quando quisesse mesmo engravidar, pois a chance de parar num mês e engravidar no outro (considerando a minha idade, etc), era muito grande.

Dito e feito, parei o remédio em novembro e em dezembro engravidei do meu pequeno, portanto, meninas, sigam estritamente o que o médico falar!!!

Antes mesmo do atraso já fiz um teste de farmácia e ele deu positivo...mas, achei melhor esperar mais um pouco para começar a sonhar.

No dia 13/01 fiz mais um teste de farmácia e, de férias, na praia, com papito e mamis, corri para o laboratório para confirmar a informação. E fiz um exame com resultado “positivo” “negativo”, mas o mais seguro é fazer o que traz a contagem hormonal (BHCG).

Depois disso, suspendi as férias na praia e vim correndo para casa, para contar para o novo papai do pedaço que “1+1 = 3”, e que teríamos a nossa tartaruguinha...(brincadeira da nossa lua de mel quando eu me apaixonei  pelo projeto Tamar e falei que queria ter uma tartaruguinha só nossa...logo eu que tenho pânico de bicho, mas adoro apreciar uma tartaruga solta na natureza, desde que ela não encoste em mim...assim, o nosso baby Luca é a nossa tartaruguinha tão amada).

Chega a ser engraçado para quem comigo convive tudo ter acontecido exatamente como planejado...confesso que até eu me assustei...adoro um planejamento, lista de tarefas...até hoje tem dado certo...graças a Deus.

Passei bastante mal durante os três primeiros meses, e, mesmo indo à nutricionista, a falta de vontade de comer e de disposição para cozinhar, me colocaram em marcha lenta para qualquer coisa que fosse possível fazer. Como sempre digo às minhas amigas, eu estava vomitando e depois achando tudo muito lindo, porque era sinal de que meu pequeno estava aqui, já fazendo parte da minha vida.

Apelei para a mamis, que tem tido uma paciência infinita com a filhota aqui, cozinhando, fazendo companhia, organizando a vida, trabalhando junto, escutando pelo telefone por horas, e horas e horas...

Nesse período de gestação descobri e aprendi algumas coisas...
1º para a gestante de primeira viagem é muito legal o médico disponibilizar o meio de contato direto com ele e mais importante, te responder!!!! O meu médico utiliza o “Whats App”, e responde prontamente quando preciso;
2º tem que ler o rótulo dos cosméticos, logo no início fui usar um esfoliante no rosto e lá estava a informação de que não podia ser usado por gestantes;
3º o Google dá medo, qualquer dúvida que você coloque lá (e são infinitas as que surgem, principalmente quanto à comida) tem sempre alguém dizendo que pode (e benefícios) ou não pode (e os malefícios). Tudo que for feito com moderação e dentro da normalidade, (exceto carnes cruas em geral e alguns cuidados que o médico fala na primeira consulta) pelo que tenho visto, pode...nenhum excesso é bom, nunca, muito menos no período gestacional. De qualquer forma, quando a dúvida surge, passo um “Whats” pro médico (coitado!);
4º nos ultra-sons é preciso levar mais de um DVD se for possível gravar, no segundo levei só um, não funcionou e o marido me fuzilou com o olhar (ops!);
5º para quem não agüenta a ansiedade, é legal fazer a sexagem fetal, com oito semanas já se descobre o sexo do baby. Fiz no Instituto Lavoisier em Guarulhos, e como é menino, o resultado saiu no dia seguinte e não em 05 dias como previsto. Uma coisa de um tal cromossomo XX (mulher) e XY (homem) que nem sei explicar (faltei nas aulas de biologia). O resultado tem 99,9% de acerto;
http://bebe.abril.com.br/ esse site é uma delícia, cheio de dicas, em alguns dias tenho a sensação de que ele lê meus pensamentos e posta o que estou precisando, eles também estão no Face https://www.facebook.com/sitebebe;
7º No IG tenho seguido a @pediatriaonline @personalbiafae e a @nutricionistameternoinfantil.
8º Ah...e quando for colocar uma roupa na mala para o fim de semana tem que experimentar antes, em 15 dias ela já não serve mais! (ui!)



Por hoje é só, parágrafos de baboseiras...
Beijo grande

PS: embora quisesse muito, não casei grávida (para os especuladores de plantão...kkkkkk)